Inicial

25abr 2017

Seminário eSocial será em 11 de novembro em Cabo Frio

Não perca essa grande chance de estar em dia com o governo federal



Sobre o palestrante

CARREIRA
★ Bacharel em direito e ciências contábeis, Pós graduado em Direito e Processo do Trabalho.
★ Proprietário e mantenedor do site legistrab.com.br.
★ Co-autor do livro: “EmpregadoDoméstico. O Guia Prático e Acessível do Empregador”, 2ª. pela Editora Método, em co-autoria com Otácio deSouza Freitas Junior.
★ Perito contábil e Auditor Fiscal do Trabalho, lotado na SRTE/RN, integrante do grupo de trabalho do eSocial no âmbito do Ministério do Trabalho e do subgrupo de normativos do grupo de trabalho Confederativo do eSocial.


Inscreva-se aqui!

21mar 2017

A Ligsi Training está com inscrições abertas para o “I Seminário eSocial – Os impactos nos processos das empresas na Região dos Lagos”. Serão dois encontros conduzidos pelo especialista Luiz Antonio Medeiros de Araujo, que estará na região para tirar dúvidas sobre a implementação e uso do sistema. O primeiro evento será no dia 11 de novembro, das 9h às 19h30, no Green Hotéis, que fica na Av. Teixeira e Souza, 1056, no Centro de Cabo Frio – RJ. As inscrições podem ser feitas pela internet (clique aqui).

O objetivo é preparar as empresas  e seus funcionários para essa nova realidade. Serão apresentados os aspectos gerais do projeto do governo federal, que unifica a prestação das informações previdenciárias, trabalhistas e tributárias, substituindo várias das atuais obrigações dos empregadores. Luiz Antonio Medeiros de Araujo vai falar do conteúdo das informações a serem prestadas, seus prazos de envio e possíveis necessidades de alterações nos processos internos dos empregadores.

Pela oportunidade e facilidade de acesso a Cabo Frio, o evento tem despertado interesse de empresas de outros municípios, como Araruama, São Pedro da Aldeia, Macaé, Niterói, Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Outro grupo de interesse são profissionais e alunos do meio acadêmico, já que as 10h de participação no curso serão convertidas em horas complementares acadêmicas. Todos os inscritos vão receber certificado ao final do treinamento.

Cabo Frio também vai receber o II Seminário eSocial, que complementa as informações do primeiro seminário, oferecendo aos participantes uma visão ainda mais aprofundada sobre o uso obrigatório dessa ferramenta do governo no dia a dia de cada empresa.

Veja agora a programação do I Seminário eSocial:

PROGRAMAÇÃO

7h30
Entrega das Credenciais

8h às 9h
Palestra Bônus
eSocial – Gestão sem Utopia para empregadores.

9h às 9h20
Coffee Break

9h20 às 11h20
eSocial – visão geral;
Acesso ao sistema;
RET – Registro de eventos trabalhistas.

11h20 às 11h30
Intervalo – cafezinho

11h30 às 12h30
Regras de validação.
Webservice e aplicativo web.
Consulta para Qualificação cadastral.

12h30 às 14h30
Almoço

13h30 às 14h30
Palestra Bônus [FreelaEmCasa] Falência por Omissão.
O papel da comunicação na sobrevivência do seu empreendimento.

14h30 às 16h30
Eventos e leiautes.

16h30 às 16h50
Coffee Break

16h50 às 18h50
Cronograma de implantação.
Integração e mudanças de processos.

18h50 às 19h20
Espaço Livre.

19h20
Entrega dos Certificados.

21mar 2017

O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

Desde 01/10/2015, está disponível a ferramenta que possibilitará o recolhimento unificado dos tributos e do FGTS para os empregadores domésticos: Módulo Empregador Doméstico. A ferramenta surge para viabilizar a determinação dada pelo texto da Lei Complementar 150, publicada no dia 02/06/2015, que instituiu o SIMPLES DOMÉSTICO com as seguintes responsabilidades que serão recolhidas em guia única:

  • Imposto sobre a Renda Pessoa Física, se incidente – Trabalhador;
  • 8% a 11% de contribuição previdenciária – Trabalhador;
  • 8% de contribuição patronal previdenciária – Empregador;
  • 0,8% de seguro contra acidentes do trabalho – Empregador;
  • 8% de FGTS – Empregador;
  • 3,2% de indenização compensatória (Multa FGTS) – Empregador.

Para evitar problemas na hora de efetivar o registro do seu trabalhador, o empregador poderá utilizar a ferramenta de Consulta Qualificação Cadastral para identificar possíveis divergências associadas ao nome, data de nascimento, Cadastro de Pessoa Física – CPF e o Número de Identificação Social – NIS (PIS/PASEP/NIT/SUS) de seus empregados domésticos. Ao informar os dados citados, o sistema indicará onde há divergência e orientará sobre o procedimento para acerto.

Em 01/10/2015 serão disponibilizadas as opções de cadastramento do empregador, empregado e afastamentos. A partir do dia 26/10/2015 o empregador poderá gerar sua folha de pagamento, efetuar demissões e gerar a guia única que consolida os recolhimentos tributários e de FGTS. Ressalta-se que para a competência de outubro de 2015 o recolhimento deverá ocorrer até o dia 06/11/2015.

Nas rescisões do contrato de trabalho ocorridas até dia 31/10/2015, o empregador deverá utilizar guia específica (GRRF WEB) disponibilizada pela Caixa Econômica Federal para recolhimento de todos os valores rescisórios do FGTS, conforme vencimento legal. Os tributos relacionados ao desligamento serão gerados diretamente pelo eSocial, através da guia única DAE (Documento de Arrecadação do eSocial), gerada no fechamento da folha, com vencimento no dia 06/11/2015.

Maiores informações sobre as funcionalidades do eSocial poderão ser consultados no Manual do eSocial – Empregador Doméstico.

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e Ministério do Trabalho – MTb.

(Fonte: www.esocial.gov.br)

06ago 2015

Reinventando você com o Canvas BMG

A proposta desse workshop é familiarizar os participantes com a ferramenta CANVAS BMG, que foi apresentada ao mercado em 2011, com o lançamento do livro “Business Model Generation”, uma obra elaborado por 470 autores e coordenada por Alexander Osterwalder.

O foco é o CANVAS voltado para o indivíduo, mas tem direta aplicação nas empresas também. (mais…)

  • 1
  • 2